16 de janeiro de 2018

Fatos Maçônicos para o dia 16 de janeiro

 
 

Fatos Maçônicos para o dia 16 de janeiro:
 
 
 
1822 - No dia 16 de janeiro de 1822,Dom Pedro nomeou Ir.'. José Bonifácio de Andrada e Silva ministro dos Negócios do Interior, da Justiça e dos Estrangeiros. Nos meses seguintes, o apoio do Partido Brasileiro a dom Pedro e o movimento de Independência cresceram bastante, principalmente na região Sudeste. Por outro lado, a corte de Lisboa continuava exigindo a volta do príncipe regente. Mais uma vez ele desafiou Portugal: determinou que as ordens de Lisboa só teriam validade no Brasil depois de passar pelas suas mãos e receber autorização, o que ficou conhecido como "Cumpra-se".
 
 
Diante dessa medida, o príncipe regente recebeu do Senado da Câmara do Rio de Janeiro o título de Defensor Perpétuo do Brasil. No dia 7 de setembro, às margens do riacho Ipiranga, ele leu uma carta de Portugal que exigia seu retorno imediato e outra de José Bonifácio que dizia: "Só existem dois caminhos: ou voltar para Portugal como prisioneiro das cortes portuguesas ou proclamar a Independência, tornando-se imperador do Brasil".

 

1860 - O Catarinense, brigadeiro, conselheiro e Maçom Coelho da Província e deputado geral por Santa Catarina. Chefiou o Ministério da Marinha, interinamente, e o da Guerra, sendo também vogal do Supremo Tribunal Militar. Morre, na cidade fluminense de Friburgo, o fundador da imprensa Jerônimo Francisco, natural da cidade de Laguna. Foi deputado provincial, vice presidente

 

1954 - Grande Loja Distrital de Mestres Maçons da Marca - Brasil - A cerimônia de Consagração e Instalação foi realizada à 18:00 horas do dia 16 de janeiro de 1954, no Templo Maçônico então existente na Escola Britânica da Rua General Couto de Magalhães Nº 257, em São Paulo. O Grande Oficial Consagrador foi o Ir. James John Douse, que contou com assistência do irmão Frank Craymer Toogood como Diretor de Cerimônias e do Irmão D. D. Burnett como Capelão. O primeiro Grão Mestre Distrital da Marca foi o E. Ir. Ernest Cunningham que nomeou e investiu o V. Ir. Ernest Edward Cromack como Grão Mestre Distrital Adjunto. 

 

1981 - Loja Maçônica Luz no Horizonte passou a realizar suas sessões em seu templo, localizado no subsolo do Palácio Maçônico do Grande Oriente do Estado de Goiás, composta pelos irmãos: Venerável; IVASE CIQUEKAZU, 1º Vigilante; SEBASTIÃO AUGUSTO DA SILVA, 2º Vigilante; IZAIAS MOREIRA CEZAR, Orador; EURIPEDES BARBOSA NUNES, Secretário; DAVID DE OLIVEIRA FILHO, Tesoureiro; JULIO FAUSTO DE FARIA, Chanceler; VICENTE DIAS RIBEIRO.

 

No dia 16 de janeiro de 1981, foi realizada a primeira sessão de mestre da Loja, quando foi concedido oquite-placet, ex-ofício, ao Ir.: ORLANDINO DIVINO DA SILVA.

 
 

 
Outros acontecimentos para o dia 16 de janeiro:

 

Em 16 de janeiro de 1984, Michael Jackson recebe elogios ao vencer um dos maiores prêmios da música mundial. Começa a crescer Thriller, que mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é umdos recordistas em vendagens, desbancando a até então campeã trilha de Embalos de Sábados à Noite.

 

1861 - É implantada a comunicação telegráfica submarina entre a península Ibérica e as ilhas Baleares.

 
 

1902 - A Alemanha obtém a concessão para construir a ferrovia Konia-Bagdá, no Império Otomano.

 

1908 - Grandes conflitos de operários em Chicago, nos Estados Unidos.
 

1911 - Nasce Eduardo Frei, presidente do Chile.

 

1914 - O escritor russo Máximo Gorki é autorizado a voltar ao seu país, após oito anos de exílio.
 

1941 - II Guerra Mundial: iniciam os ataques aéreos alemães à Malta, sendo o começo da guerra no Mediterrâneo.

 

1956 - O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional. 

 

1957 - Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística.
 
 

1969 - O estudante Jan Palach coloca fogo em si mesmo e morre na praça Wenzel, de Praga, em protesto pela ocupação soviética na Checoslováquia e a abolição das liberdades individuais.

 

1970 - O coronel Muammar Kadafi torna-se primeiro-ministro da Líbia. Ele lidera um golpe militar que derruba a monarquia pró-Ocidente.

  

1979 - O xá do Irã deixa o país ao ser expulso pelo Aiatolá Khomeini.
 

1980 - O ex-Beatle Paul McCartney é preso em Tóquio, no Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.

 

1989 - O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade o plano para a independência da Namíbia, pedindo ao Governo da África do Sul que reduza sua presença militar nesse território.

 

1991 - Forças aliadas, lideradas pelos Estados Unidos, iniciam uma ofensiva militar contra o Iraque. É o começo da Guerra do Golfo.

  

1998 - A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo.

 

 


 

Curiosidades:

 
(16 de Janeiro) é o 16.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 349 dias para acabar o ano (350 em anos bissextos).

 

Ano:2018Década:2010Século:XXIMilênio:3º
 

6 curiosidades da vida de Michael Jackson que pouca gente sabia

 
Talvez ele tenha sido o mais controverso artista da atualidade. A vida de Michael terminou envolvida em mistérios. O site Oddee fez uma relação de curiosidades sobre a vida de Jackson que pouca gente sabe.


Michael dormia numa cama de oxigênio

Para aumentar a beleza e viver mais tempo, Michael Jackson utilizava uma câmara de oxigênio para dormir. Posteriormente, ele doou o aparelho para um centro médico californiano para ajudar no tratamento de vítimas de queimaduras.

 
Michael e a escultura egípcia

 
Um usuário do Flickr tirou a foto de uma antiga escultura feminina egípcia, no Museu Field, em Chicago. Especula-se que Michael Jackson tenha se inspirado nela para realizar suas cirurgias plásticas. (Fonte)


Michael Jackson patenteou botas anti-gravidade

 
Michael inventou e patenteou botas especiais que permitiam movimentar seu corpo desafiando a gravidade. Ele as usou no famoso clipe “Smooth Criminal”.


O macaco Bubble, melhor amigo de Michael

 
Em 1985, Michael resgatou um chimpanzé com câncer de um centro de pesquisa no Texas. A partir desse momento, o macaco passou a ser seu companheiro e suposto melhor amigo. Ele até excursionou com Michael durante a turnê Bad. Agora ele vive num santuário animal, onde pode ser visitado pelo público. Michael continuou a visitar seu amigo juntamente com seus filhos. (Fonte)

 
Michael sofria de uma rara doença genética

 
Michael Jackson sofria de um raro distúrbio genético chamado “alfa-1 antripsina”. A condição atinge apenas um em cada 8000 pessoas e é responsável por causar uma doença pulmonar. Os sintomas incluem falta de ar após alguma atividade, perda de peso, infecções respiratórias, fadiga e anormalidades na visão. (Fonte)
 

Quando uma criança não gosta de você, ela lhe diz isso, mas os adultos fingem e assumem falsas atitudes. Ah, se o mundo pudesse ser cheio de crianças!

  

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros, a sabedoria se aprende com a vida"   
 
 
 TFA
Ir Daniel Martina
 
 

A Filhos do Arquiteto Convida as Nossas Redes:
 

Portal de Anéis Maçônicos e Medievais:

 
Nosso Canal Youtube:
 

Facebook:
 
Instagram:
@filhosdoarquiteto



Nenhum comentário: