24 de julho de 2016

As doze Colunas Zodiacais na Maçonaria:




Desde os tempos mais antigos o ser humano vem buscando respostas para os mistérios da vida, através de observação naturais dos astros, praticando estudos, hipóteses, teorias e leis.


No início o homem não dispunha de metodologias para estudar determinados fenômenos do universo e através de especulações, estudando o incompreensível, com certa tendência ao misticismo, deu-se origem aproximada a algumas respostas no conceito cientifico e espiritual.


Através dos corpos celestes e sua influencia sobre o planeta terra e os seres humanos, a astrologia se torna pondo fundamental para que a ciência e o misticismo caminhem juntos afim de nos proporcionar estudos e respostas sem limites.


Por fim entender através da Maçonaria a simbologia das figuras e imagens das doze colunas zodiacais provenientes de povos antigos nos proporciona um estudo fascinante através do cosmos o homem e a Maçonaria.




A Origem do Signos Zodiacais:


Os signos tiveram sua origem na babilônia, porem outros povos também desenvolveram um extraordinário trabalho, como os egípcios e chineses, mais o registro mais antigo dos 12 signos zodiacais esta no livro de Jô, livro mais antigo que os relatos de Moisés no Canon Hebraico, portanto sua origem vem de um povo primitivo.


Os povos sumerianos e babilônicos criaram a astrologia, os egípcios deram base cientifica e os árabes no período medieval a salvaram do total desaparecimento.



Como se Desenvolveu os Doze Signos:


Através dos primeiros astrônomos ao observarem o movimento e posicionamento dos astros, sendo tão importante no cotidiano de suas atividades, como melhor época para se plantar, melhor época para mudar o rebanho de região, época do cio dos animais, enfim, essa relação astros e cotidiano tornou-se fundamental para a orientação de tudo que se fazia.


Em virtude desses acontecimentos, determinados grupos de estrelas começaram a receber nomes de animais de seu cotidiano, zodíaco em grego significa ciclo dos animais, uma faixa celeste imaginaria, portanto os doze signos zodiacais são na verdade doze constelações,
percorridas pelo sol uma vez ao ano.




Apresentação dos Doze Signos Zodiacais:


Os signos zodiacais são divididos em quatro grupos de três, sendo eles;


I) Os três reprodutores de seus rebanhos: Touro, Capricórnio (bode), Áries (carneiro).


II) Os três inimigos naturais dos rebanhos e dos pastores: Leão, Escorpião, Câncer (caranguejo).


III) Os três auxiliares mais importantes dos pastores: Sagitário (defensor, arqueiro), Aquário (aguadeiro ou carregador de água), Libra (pesador e sua balança).


IV) Os três mais destacados valores sociais da comunidade pastoril: Virgem, Gêmeos (benção dos Deuses), Peixes (alimentação).




As doze Colunas Zodiacais do Templo Maçônico:


As colunas zodiacais representadas no Templo são colunas da ordem Dórico , cada uma sobre seu capitel, o pentaclo correspondente (pentaclo é a representação de cada signo com o planeta e o elemento que o caracteriza). As colunas são postadas longitudinalmente junto às paredes, sendo seis ao Norte e seis ao Sul.


A sequência das colunas é de Áries a Peixes, iniciando-se com Áries ao norte próxima à parte Ocidental, e terminando com Peixes ao Sul
também próxima à parte Ocidental.


Os signos zodiacais relacionados com o Grau de Aprendiz Maçom são: 
Áries, Touro, Gêmeos,Câncer, Leão e Virgem.



O signo zodiacal relacionado com o Grau de Companheiro é Libra; e os inerentes ao Grau de Mestre Maçom são os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.





Acompanhe cada um da sua Representatividade:


Coluna nº 1: Áries, localizada junto à coluna do Norte, corresponde à cabeça e ao cérebro do homem e representa Benjamim e como faculdade intelectual, a vontade ativa gerada pelo cérebro. Corresponde ao planeta Marte e ao elemento fogo, representando no aprendiz o fogo interno, o ardor encontrado no Candidato à procura de Luz.



Coluna nº 2: Touro, localizada junto á coluna do Norte, corresponde ao pescoço e à garganta. Representa a natureza pronta para fecundação, simboliza que o candidato, depois de ser adequadamente preparado, foi admitido nas provas de iniciação. Corresponde ao planeta Vênus e ao elemento Terra.



Coluna nº 3: Gêmeos, localizada junto á coluna do Norte, corresponde aos braços e às mãos, são os irmãos Simeão e Levi, como faculdade intelectual é a união da intuição com a razão. Corresponde ao planeta Mercúrio e ao elemento Ar. Representa a terra já fecundada pelo fogo, á vitalidade criadora, simboliza o recebimento da luz pelo candidato.



Coluna nº 4: Câncer: localizada junto à coluna do Norte, representa o nascimento da vegetação, a seiva da vida, simboliza a instrução do iniciado e a absorção por parte dele, dos conhecimentos iniciáticos da Maçonaria. Corresponde aos órgãos vitais respiratórios e digestivos. Como faculdade intelectual representa o equilíbrio entre o material e o intelectual. Corresponde ao planeta Lua, como era conhecido na antiguidade e somente mais tarde, verificou-se tratar de um satélite da terra e ao elemento Água.



Coluna nº 5: Leão, localizada junto ao Oriente, corresponde ao coração, centro vital da vida física; é Judá. Como faculdade intelectual, os anelos do coração, pois se pensava ser ele o órgão do intelecto. Corresponde ao planeta Sol e ao elemento fogo, é para o Aprendiz a luz que vem do Oriente, é o calor dos Irmãos dentro da Loja. É o emprego da razão a serviço da crítica, é a seleção de conhecimento.



Coluna nº 6: Virgem, localizada junto ao Oriente; corresponde ao complexo solar que assimila e distribui as funções no organismo. Como faculdade intelectual exprime a realização das esperanças. Corresponde ao planeta Mercúrio e ao elemento Terra. Representa, para o Aprendiz, o aperfeiçoamento, quando já pode se dedicar ao desbastamento da Pedra Bruta.



Coluna nº 7: Libra, localizada junto à coluna do Sul, caracterizada por Vênus e o ar se refere ao grau de Companheiro Maçom. Simboliza o equilíbrio entre as forças construtivas e destrutivas.



Coluna nº 8: Escorpião, localizada junto à coluna do Sul, caracterizada por Marte e pela água. A partir dessa coluna até a coluna de Peixes, todas se referem ao grau de Mestre Maçom. Essa coluna representa as emoções e sentimentos poderosos, rancor e obstinação e a constante batalha contra as imperfeições.



Coluna nº 9: Sagitário, localizada junto à coluna do Sul. Caracterizada por Júpiter e pelo fogo. Representa a mente aberta e o julgamento crítico.



Coluna nº 10: Capricórnio, localizada junto à coluna do Sul, caracterizada por Saturno e pelo elemento Terra. Simboliza a determinação e a perseverança.



Coluna nº 11: Aquário, localizada na coluna do Sul, caracterizada por Saturno e pelo elemento Ar. Representa o sentimento humanitário e prestativo.



Coluna nº 12: Peixes, localizada na coluna do Sul, caracterizada por Júpiter e pela Água. Simboliza o desprendimento das coisas materiais. 





A relação citada em relação às seis colunas do Aprendiz maçom pode ser simbolizada da seguinte maneira:



Áries – Fogo – Marte: O ardor iniciático conduzindo à procura da Iniciação.



Touro – Terra – Vênus: O Recipiendário (aquele que é solenemente recebido em uma agremiação), judiciosamente preparado, foi admitido às provas.



Gêmeos – Ar – Mercúrio: O Neófito recebe a luz.



Câncer – Água – Lua: O Iniciado instrui-se, assimilando os ensinamentos iniciáticos; O Iniciado julga por si próprio e com severidade, as ideias que puderem seduzi-lo.


Virgem – Terra – Mercúrio: Tendo feito sua escolha, o Iniciado reúne os materiais de construção para desbastá-los e talhá-los, segundo o seu destino.






Para o grau de Companheiro Maçom temos:


Libra – Ar – Vênus: O Companheiro em estado de desenvolver seu máximo de atividade utilmente empregada.


As demais colunas se referem ao grau de Mestre Maçom.





Considerações Finais Para aqueles que buscam a filosofia Maçônica as colunas zodiacais simbolizam o crescimento do iniciado no aspecto material, moral e ético, demarcando um caminho a ser seguindo na busca da perfeição, para os perseverantes nessa jornada de aprendizado e evolução, terão o privilégio da revelação de outros valores e segredos que as envolvem.


O aprendiz passará a ver o universo de uma maneira diferente, representados nas colunas zodiacais, envolvendo a espiritualidade do Maçom, refletindo sobre seu universo interno, encontrar vestígios do Grande Arquiteto do Universo, e através de uma luta constante em seu aperfeiçoamento, tornando-se homem livre e dedicar todas as suas habilidades aos propósitos Divinos, e ter a recompensa de ser um diferencial no beneficio da humanidade.


Zodíaco da astronomia = Divisão das constelações em doze signos.


Zodíaco da Astrologia = Divididos em doze signos (Áries ou Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer ou Caranguejo, Leão, Virgem, Libra ou Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes), e cada um é regido por um planeta/astro (Marte, Vênus, Mercúrio, Lua, Sol, Mercúrio, Vênus, Plutão, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, respectivamente).





Diferença entre Astronomia e Astrologia:


Astronomia - Ciência que se ocupa da constituição e do movimento dos astros, suas posições relativas e as leis dos seus movimentos.


Astrologia - Arte divinatória que consiste em determinar a influência dos astros no destino e no comportamento dos homens.


O Maçom não pratica e acredita em horóscopo para determinar qualquer tipo de adivinhação sobre o futuro e referencia sobre quaisquer acontecimentos, mapa astral ou astrológico, o sentido é simbólico, educacional e pedagógico, assim como outras simbologias e ferramentas. O homem livre não precisa de adivinhação, sou evolução é determinada pelo seu esforço na
longa jornada.



A.’.R.’.L.’.S.’. Albert Pike Nº 07 – Or.’. São Paulo
Jurisdicionada GRANDE ORIENTE INDEPENDENTE DE SÃO PAULO – GOISP
Obreiro: Aprendiz Maçom Olacir Pereira Leme


Ilustração e Adaptação: Ir Daniel Martina FRC
.
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário