2 de agosto de 2012

A DIFAMAÇÃO DOS ILLUMINATI - Carlos Ehret

Os dois principais críticos dos Illuminati, John Robinson e Abbé Barruel, ambos publicaram suas denúncias, teorias e “histórias” em Inglês. Mas foi apenas nos últimos anos que os documentos originais foram traduzidos, permitindo ao mundo de fala Inglesa uma perspectiva objetiva da ordem.

Robinson livremente admitiu que ele tinha poucos conhecimentos de alemão e tinha retirado todas as suas informações de outros escritores. Infelizmente nem ele nem Barruel estavam preocupados com o fornecimento de referências para suas fontes. Quando eles fazem citações dos documentos e correspondência da Ordem, como publicado pelo governo da Baviera ou os trabalhos publicados de Adam Weishaupt e Adolph Knigge, eles também não conseguem fornecer o contexto ou citações.

Estudantes sérios devem consultar a tradução Amelia Gill 2008, de Weishaupt Die Lampe von Diogenese , Peggy Pawlowski de 2004, tese de doutorado, ‘Der Beitrag Johann Adam Weishaupts zur Pädagogik des Illuminatismus’, e as obras desses historiadores alemães como Reinhart Koselleck, Richard van Dülmen, Hermann Schüttler, Reinhard Markner, Monika Neugebauer-Wolk, Manfred Agethen e Schaubs Christine.

MALICIA DIFAMATÓRIA

Como um exemplo da mitologia que envolve a história dos Illuminati, observem que Barruel reivindicou que Lanz, um padre apóstata, um mensageiro dos Illuminati, foi atingido por um raio, revelando papéis de Weishaupt para as autoridades, mas esta estória não tem fundamento.

Este erro foi amplamente reproduzido e ampliado pelos subsequentes anti-maçons, cuja falta de pesquisa e desdém para a exatidão histórica “os levou” a “confundir” Johann Jakob Lanz, um padre secular não Illuminati em Erding, e amigo de Weishaupt, com Franz Georg Lang, um conselheiro da corte em Eichstätt que era ativo na Ordem Illuminati.

Barruel erroneamente “traduziu” “Weltpriester”, ou padre secular, como apóstata sacerdote e escritores subseqüentes tais como Webster e Miller repetiram este erro. Eckert rebatizou o amigo de Weishaupt como Lanze, e concluiu-o atingido por um raio enquanto levando despachos na Silésia. Miller citando Eckert, mas tendo Lanz rebatizado como Jacob Lang, deslocou o episódio do relâmpago para Ratisbona.

Este é um detalhe menor na história, mas demonstra a falta de precisão, muitas vezes exibida pelos detratores dos Illuminati.

Os verdadeiros maçons sabem que, no ápice da pirâmide de seus estudos, os ideais são os mesmos, a construção de uma Nova Jerusalém Celestial, representada por uma Nova Ordem Mundial, nascida da constatação que do CAOS exsurgir a Luz: ORDO AB CHAOS.

A Ordem Illuminati professa seu objetivo como a união de seus membros para atingir o maior grau possível de moralidade e virtude e estabelecer as bases para a reforma do mundo através da associação de homens bons que se oporão à imoralidade.

A Illuminati Bavaria surgiu numa época onde predominava o domínio dos déspotas e dos sacerdotes e era necessária cautela na divulgação de informações e dos princípios de moralidade pura.


Disso advêm muitos de seus mistérios e também constituem atualmente em motivo de criticas de seus adversários, que não admitem qualquer menção em reforma moral no mundo.

Seu fundador Adam Weishaupt nasceu em 06 de fevereiro de 1748 em Ingolstadt, sul da Alemanha e foi educado pelos jesuítas. Sua nomeação como professor de Direito Natural e Canon na Universidade de Ingolstadt em 1775, uma posição anteriormente ocupada por um dos jesuítas da ordem, recém-dissolvida, constituiu-se, diz-se, em grande ofensa para o clero. “Weishaupt, cujas opiniões eram cosmopolitas, e que sabia e condenou o fanatismo e as superstições dos Sacerdotes, estabeleceu um opositor na Universidade….”

Weishaupt não era então um maçom, ele foi iniciado em uma Loja da Estrita Observância, Lodge Theodore of Good Council (zum Theodor guten Rath), em Munique, em 1777.

O objetivo professo da Ordem era ensinar as pessoas a serem felizes, tornando-os bons – para fazer isso pela iluminação da mente e libertá-la do domínio da superstição e do preconceito.

Sobre as qualificações para ser Illuminati, Weishaupt escreveu:

“Quem não fecha seus ouvidos às lamentações dos miseráveis, nem o seu coração à piedade gentil, quem é o amigo e irmão do infeliz, quem tem um coração capaz de amor e amizade, e quem está firme na adversidade, incansável na realização de tudo a que esteja engajado, impávido na superação de dificuldades; quem não zomba e despreza os fracos; cuja alma é suscetível de conceber grandes projetos, desejoso de aumento da base superior a todos, e de se distinguir por ações de benevolência, quem evita a ociosidade, quem não considera nenhum conhecimento como não essencial que ele pode ter a oportunidade de adquirir, em relação ao conhecimento da humanidade como seu principal estudo, quem, quando a verdade e a virtude são em questão, desprezando a aprovação da multidão, é suficientemente corajoso para seguir os ditames do seu coração, – tal pessoa é um candidato adequado”.
(neste trecho Adam Weishaupt defende o projeto Illuminati de melhoria social).

“O teor da minha vida tem sido o oposto de tudo o que é vil, e nenhum homem pode colocar qualquer coisa semelhante ao meu cargo.”

Adam Weishaupt by Filhos do Arquiteto

Nenhum comentário: