23 de abril de 2016

O Anel de Prata do Grau 33 - Por Kennyo Samil



Todos sabem que o anel do grau 33 deve ser de ouro. No entanto, esse objeto de desejo de tantos maçons não é cobiçado pelo valor de seu metal, e sim pela dignidade que ele representa. Se no Brasil, um maçom deve dedicar algo em torno de 6 a 10 anos para alcançar o 33º grau (a não ser que ganhe acesso ao restrito Elevador de Jacó), tempo esse que serviu de inspiração para o termo “faculdade de Maçonaria”, nos EUA muitos são os que falecem no 32º grau ou, no máximo, no 32,5º, o KCCH.


Porém, um maçom dos EUA resolveu quebrar essa “regra de ouro”. Ninguém menos do que Frank Sherman Land, o fundador da Ordem DeMolay, quando investido no grau 33, em 1925, adotando um anel de prata, em vez de ouro. Essa iniciativa lhe trouxe muita dor de cabeça na época, que foi diminuindo com o tempo e sua projeção como um dos mais importantes maçons de todos os tempos.



A polêmica do anel de prata já havia desaparecido quando, em 1945, seu grande amigo, conterrâneo e Presidente, Harry Truman, também foi investido no grau 33. Muitos foram os que relataram ter visto o Presidente Truman, em algumas ocasiões, ostentando também um anel de prata do grau 33. Alguns acreditaram que ele estava utilizando o próprio anel de Frank Sherman Land. Mas quem ousaria criticar de alguma forma o Presidente dos Estados Unidos?


A amizade de Frank Sherman Land e Harry Truman era conhecida por todos. Land era tido como o melhor amigo de Truman, que elogiava publicamente Land sempre que possível e se pronunciava também publicamente em favor da Ordem DeMolay, iniciativa de seu amigo. Há inclusive a célebre frase que Truman teria dito a respeito de Land: “Frank gosta de mim, apesar dos meus defeitos, e gosto dele porque ele não tem nenhum”. Assim, a ideia de que Truman usara o anel de Land não era totalmente absurda.



O anel de Frank S. Land é mantido em exposição, junto de outros pertences maçônicos, desde seu falecimento, e o uso do mesmo anel, ou de um similar, por Truman, caiu no esquecimento como uma lenda. Isso até dezembro do ano passado, quando o anel de Truman foi descoberto. Um anel de prata, idêntico ao de Land, e cujas inscrições internas comprovam que havia sido um presente de Land para Truman.

E agora, em abril deste ano, pela primeira vez os dois lendários anéis de prata do grau 33, de dois dos mais famosos maçons do mundo, serão expostos em conjunto, na 2016 Truman Lecture, conduzida por Clifton Truman, escritor e pesquisador maçônico, neto do Presidente Truman.


Adquira Seu Anel Grau 33 em Nosso Portal - Clique Aqui


TFA/PP

20 de abril de 2016

Breve Biografia de Albert Pike:



Albert Pike, nascido em 29 de Dezembro de 1809, era o mais velho dos seis filhos de Benjamin e Sarah Andrews Pike. Pike foi educado em um lar cristão e frequentava uma igreja Episcopal. Pike passou no exame vestibular em Harvard quando tinha 15 anos de idade, mas não pôde prosseguir, porque não possuía fundos suficientes. Após viajar para o oeste, até Santa Fé, Pike situou-se no Arkansas, onde trabalhou como editor de um jornal antes de ser admitido no tribunal. No Arkansas, conheceu Mary Ann Hamilton, e casou-se com ela em 18 de Novembro de 1834. Dessa união nasceram 11 filhos. Ele possuía 41 anos quando solicitou sua admissão na Western Star Lodge No. 2 (Loja da Estrela do Oriente) em Little Rock, Arkansas, em 1850. Membro ativo na Grand Lodge of Arkansas, Pike assumiu os 10 Graus do Rito de York entre 1850 e 1853. Recebeu os 29 graus do Rito Escocês em março de 1853, de Albert Gallatin Mackey, em Charleston, S.C. O Rito Escocês foi introduzido nos Estados Unidos em 1783. Charleston foi o local do primeiro Supremo Conselho, que regeu o Rito Escocês nos Estados Unidos até o Supremo Conselho do Norte ser estabelecido na cidade de Nova Iorque em 1813.


A fronteira entre as Jurisdições do Norte e do Sul, ainda  hoje reconhecida, foi firmemente estabelecida em 1828. Mackey convidou Pike a participar da Suprema Corte da Jurisdição do Sul em 1858, em Charleston, e nos anos seguintes, se tornou o Grande Comandante da Suprema Corte. Pike manteve suas funções até sua morte, apoiando-se em várias ocupações, tais como editor do Memphis Daily Appeal, de fevereiro de 1867 a setembro de 1868, e sua prática advocatícia. Mais tarde, abriu um escritório de advocacia em Washington, DC, e defendeu uma série de processos perante o Supremo Tribunal dos Estados Unidos. Pike empobreceu por conta da Guerra Civil, permanecendo assim por grande parte da vida, frequentemente contraindo empréstimos para despesas básicas do Supremo Conselho, antes do conselho votar a seu favor , em 1879, uma anuidade de $1,200 por ano  para o resto de sua vida. Albert Pike faleceu em 2 de abril de 1892, em Washington, DC.


Percebendo que uma revisão do ritual era necessária para que o Rito Escocês da Maçonaria viesse a sobreviver, Mackey encorajou Pike a rever o ritual, para assim produzir um ritual padrão, para o uso de todos os estados da Jurisdição do Sul. A revisão teve início em 1855 e após algumas alterações, o Supremo Conselho aprovou a revisão de Pike, em 1861. Mudanças menos significativas foram feitas em dois graus em 1873, após corporações do Rito de York no Missouri contraporem objeções de que os graus 29º e 30º revelavam os segredos do Rito de York.


Pike é mais conhecido pela sua grande obra, Morals and Dogma of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry, publicado em 1871. Morals and Dogma não deve ser confundido com a revisão de Pike, do ritual do Rito Escocês. Estas são obras separadas. Walter Lee Brown escreveu que Pike “destinou-o [Morals and Dogma] a ser um suplemento para aquele grande ‘sistema interligado de instruções morais, religiosas e filosóficas’ desenvolvido em sua revisão do ritual Escocês.”


Deseja adquirir a coleção Moral e Dogma de Albert Pike em Português em sua casa? - Clique Aqui



Morals and Dogma era tradicionalmente dado ao candidato após a sua recepção do 14º grau do Rito Escocês. Esta prática foi interrompida em 1974. Morals and Dogma não é mais dado a candidatos desde 1974. A Bridge to Light (Uma Ponte para a Luz), de Rex. R. Hutchens, é concedido aos candidatos hoje. Hutchens lamenta que Morals and Dogma seja lido por tão poucos Maçons. A Bridge to Light foi escrito para ser “uma ponte entre as cerimônias dos graus e suas leituras de Morals and Dogma”.




A MAÇONARIA E ALBERT PIKE; 


Ele entrou para a Independent Order of Odd Fellows em 1840, e logo em seguida juntou-se a um Loja Maçônica e se tornoue extremamente ativo nos assuntos da organização, sendo eleito Soberano Grande Comendador da jurisdição do sul do Rito Escocês em 1859. Ele permaneceu Soberano Grande Comendador até o fim de sua vida (um total de 32 anos de ordem), dedicando uma grande quantidade de seu tempo para desenvolver os rituais da ordem. Posteriormente compilando toda sua produção na obra Moral e Dogma do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria, ou simplesmente Moral e Dogma, em 1871, com várias edições subsequentes.


Pike ainda é considerado, nos Estados Unidos, como um eminente e influente francomaçom, principalmente na jurisdição do sul, do Rito Escocês. No Brasil ele exerce sua influencia de modo mais implícito, pela sua participação na construção do Rito Escocês, os rito mais difundido na maçonaria brasileira.


Pike escreveu uma vasta bibliografia. São mais de trinta livros sobre maçonaria, esoterismo, filosofia, assuntos militares e poesia.




BIOGRAFIA MAIS CONHECIDAS DE ALBERT PIKE: 

  • Beyond the Law : The Religious and Ethical Meaning of the Lawyer’s Vocation – Albert Pike
  • Book of the Words – Albert Pike
  • 1909 – Digest Index of Morals & Dogma
  • Esoteric Work of the 1 Degree – 3 Degree, According to the Ancient and Accepted Scottish Rite
  • 1858 – Evil Consequences of Schisms and Disputes for Power in Masonry and of Jealousies and Dissensions Between Masonic Rites
  • Ex Corde Locutiones: Words from the Heart Spoken of His Dead Brethren
  • 1900 – General Albert Pike’s Poems
  • 1883 – Historical Inquiry in Regard to the Grand Constitutions of 1786
  • Hymns to the Gods and Other Poems
  • Indo-Aryan Deities and Worship As Contained in the Rig-Veda
  • Irano-Aryan Faith and Doctrine As Contained in the Zend-Avesta
  • Lectures of the Arya
  • Lectures on Masonic Symbolism and a Second Lecture on Symbolism or the Omkara and Other Ineffable Words
  • Legenda and Readings of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry
  • Liturgies of the Ancient and Accepted Scottish Rite of Freemasonry 4 Degree – 30 Degree
  • Liturgy of the Blue Degrees
  • 1899 Lyrics and Love Songs
  • Magnum Opus or the Great Work: The Complete Ritual Work of Scottish Rite Freemasonry
  • Masonic Baptism: Reception of a Louveteau and Adoption
  • Masonry of Adoption: Masonic Rituals for Women Complete With the Verbatim Degree Lectures and the “Secret Work”
  • Meaning of Masonry
  • 1835 – Narrative of a Journey in the Prairie
  • Old Cashier of the 33d Degree
  • The Point Within the Circle: Freemasonry Veiled in Allegory and Illustrated by Symbols
  • The Porch and the Middle Chamber: Book of the Lodge
  • 1834 – Prose Sketches & Poems Written in the Western Country
  • Pythagoras and Hermes
  • Rituals of Old Degrees
  • 1919 – What Masonry Is & Its Objects; Ancient Ideals in Modern Masonry



TFA/PP: 
Equipe Filhos do Arquiteto Brasil