4 de fevereiro de 2012

A Criação do Universo - Pacto Sagrado


"Eu sou o princípio criativo. Sou o arquitecto. No início, peguei num
compasso e desenhei um círculo.

Chamei-lhe de Universo.  Ele seria uma espécie de laboratório onde
eu havia de me experimentar. Com o mesmo compasso,
desenhei todos os lugares habitáveis do Universo.

 Com o esquadro, defini que o que está em cima, havia se ser como o que
está em baixo. Assim, estava lançado o fator determinante da
Igualdade.

Com a régua, defini o plano material. Ligado o plano material com o espiritual, através do
esquadro, criadas as energias expansivas do universo e determinado o plano
experimental, o Universo parecia Justo e Perfeito. Mas não era,
faltava-lhe o essencial para que se tornasse experimental. Os pólos opostos à criação sublime e perfeita. Então, chamei o Diabo.

Expliquei-lhe que precisava da sua ajuda, o meu Universo era
tão perfeito que não havia nada para experimentar, nada para
aprender. Então, ele entendeu o meu problema. Não podia
experimentar a verdade porque não havia mentira. Sem mentira,
o conceito de verdade não fazia qualquer sentido.

Assim como não podia experimentar a alegria sem saber o que é tristeza, pois
não saberia distinguir uma da outra. Como não poderia distinguir o belo sem conhecer o
feio, porque não há termo de comparação. Então o Diabo
entendeu a minha preocupação e de pronto se ofereceu para me
ajudar a operar o Universo. Ele havia de se encarregar de lançar
a dúvida, de gerir os opostos, garantindo que eles coexistam
para garantir o livre-arbítrio, o meu mais sublime conceito. 

Estava então lançado o fator determinante da Liberdade.

Um acordo assim, requer um consenso, requer respeito e
sobretudo requer que se unam esforços para que o funcionamento dos trabalhos
decorra sempre de forma justa e perfeita. O acordo era o princípio
de um Universo assente em princípios de respeito pelas
diferentes crenças dos seus dois administradores. Ficou acordado
entre mim e o Diabo que jamais discutiríamos as crenças e as
políticas de cada um, durante os trabalhos do Universo. Estava
feito o pacto com o Diabo, assente no respeito e amizade, na
sociedade existente entre ambos.

Estava então lançado o fator determinante da Fraternidade.
O Universo era agora Justo e Perfeito. Restava-me agora voltar
à minha condição de Homem, regressando às profundezas da
terra, renascendo como homem em busca de luz, experienciando
o Universo, empenhando-me em busca da verdade, construindo
um templo tão alto que me faça voltar a tocar os céus. O templo
deverá ser construído, um dia de cada vez, no desbaste intensivo
da pedra bruta, que ao ser lapidada, poderá encaixar de
forma perfeita em cima de outra pedra ladipada, erguendo colunas
de conhecimento assentes nos factores determinantes de
Liberdade, Igualdade e Fraternidade, que estruturem um
Templo tão alto, que o seu topo, qual vértice da pirâmide, toque o
céu e possa fazer-me experimentar a sublime
experiência da Verdade, nas ascensão que farei por uma
escada devidamente planeada para o efeito. 

Terei então voltado às origens, terei voltado a experienciar-me
Deus, Criativo, Criador, Arquitecto do Universo…", Excerto de
Essência.

 

Edição Reinventada
(Progresso da obra) do autor Paz

Nenhum comentário: