6 de julho de 2012

O Alquimista - Botânica Mistica e Oculta:


O grande alquimista suíço Paracelso notabilizou-se por voltar todo o enfoque de seu trabalho para uma finalidade medicinal. Ao contrário da maioria dos alquimistas, recusava dedicar-se à "Crysopéia", a arte filosofal de produzir ouro. Ao invés de buscar a riqueza, ele procurou as virtudes secretas dos elementos naturais, estudando as propriedades das plantas, dos metais e dos animais visando restaurar a saúde ou prolongar a vida. Em seu célebre tratado "Botânica Oculta", Paracelso dedica especial atenção ao efeito terapêutico e à associação astrológica de cada planta, estabelecendo parâmetros que são inestimáveis até hoje para os pesquisadores modernos. Nessa obra podemos perceber a identidade com a visão de outros alquimistas célebres como Agrippa, Alberto Magno e Dioscórides, que também pesquisaram esse tema.


ABSINTO - (Artemisa absinthyum) Produz insônia e alucinações terríveis nas pessoas muito nervosas. Suas flores, secas e queimadas são empregadas como um poderoso perfume nas evocações infernais.
Marte e Capricórnio.

ACÁCIA - (Acacia) Árvore sagrada dos egípcios, símbolo da imortalidade da alma na Maçonaria. A Tradição refere que a cruz de Jesus era feita dessa madeira. O suco do fruto da acácia, colhido na hora planetária correspondente, é misturado às tintas usadas para desenhar os talismãs sobre pergaminhos. Mercúrio.

ACÔNITO - (Áconitum napellus) Uma das 12 plantas sagradas dos Rosacruzes. Misturada com arruda, açafrão e babosa e utilizada em fumigações para afugentar os maus espíritos. Os antigos gregos diziam que essa planta nasceu da espuma furiosa de Cérbero, quando Hércules o tirou do Inferno.

AGNOCASTO - (Agnus castus) Chamada por Paracelso de "satanea", era utilizada para aplacar os "ardores da carne", sendo anafrodisíaca ao extremo. Por isso os atenienses que queriam conservar a castidade dormiam com um ramo dela em seu leito. Saturno e Câncer.

ALHO - (Allium sativum) Planta sagrada para os egípcios. Os gregos, no entanto, proibíam a entrada no templo a quem tivesse comido alho.


Era amplamente utilizado como estimulante, antirreumático, expectorante, e até como calicida. Pessoas atacadas de hidrofobia comiam altas quantidades desse bulbo e depois eram submetidas a um banho de vapor para suar o máximo possível. Por ingênuo que possa parecer, acreditam alguns que Paracelso curou muitas pessoas por meio dessa prática. Os tratados medievais recomendam que, para proteção contra qualquer malefício, colham-se sete alhos na hora de Saturno, coloque-os em um cordão de cânhamo e leve-os no pescoço durante sete sábados. Assim agindo a pessoa ficaria livre de feitiços para toda a vida. Para afugentar os pássaros de uma árvore, esfrega-se alho nos ramos. Para obter alhos inodoros, basta plantar e colher quando a Lua não esteja sobre o horizonte. Marte e Saturno.


ARTEMÍSIA - (Artemisa vulgaris) Chamada de Erva-de- São-João, era uma das plantas sagradas dos Rosacruzes. Colhida no dia de São João, ou em qualquer sexta-feira antes do nascer do sol, afugenta os maus espíritos e as influências nocivas. Colocada sobre a porta da casa, evita os malefícios. Com as três flores e as folhas dessa planta se fazem perfumes contra os espíritos guardiões de tesouros e contra os demônios. Sol e Leão.

BELADONA - (Atropa belladona) Planta venenosa, utilizada pelas bruxas em suas pomadas mágicas. Suas folhas secas e trituradas, misturadas com cânfora e açafrão, constituem um perfume mágico para afugentar as larvas do astral. Saturno, Vênus e Escorpião.

CAMÉLIA - (Camelli) Convenientemente destilada produz um azeite de grande valor mágico, destinado à alimentação das lâmpadas empregadas em diversos ritos teúrgicos, como as evocações angélicas. Seu uso assegura a comunicação com entidades elevadas e seres de luz. Júpiter e Peixes.

CANELA - (Cinnamómum ceylanicum) Planta empregada nos perfumes mágicos do Sol e em muitos filtros e encantos de amor. O banho de canela do pescoço para baixo é usado para gerar uma força mágica extra e para aumentar o carisma e a influência sobre as pessoas. O pó dessa planta, soprado na porta da casa, ajuda a atrair a prosperidade. Algumas pessoas guardam uma nota dobrada com canela em pó dentro dentro da carteira para que o dinheiro não falte. Sol e Leão.
ESTRAMÔNIO - (Datura stramónium) Solanácea presente em vários ritos de Magia Negra, sendo ingrediente comum na pomada das bruxas, que untavam o corpo com ela para assistir ao Sabá. Também chamada de "figueira do inferno". Marte e Escorpião.

GIRASSOL - (Heliotropio) Planta sagrada para os Rosacruzes. Se é entregue com o talo comprido a uma pessoa sonâmbula ela adquire uma extraordinária visão orgânica interna e possuirá uma faculdade especial para a interpretação dos sonhos. Sol e Leão.

INCENSO - (Incensum) Planta largamente utilizada para defumação, purificação de ambientes e culto aos deuses solares, pois facilita a comunicação com os seres espirituais de alta hierarquia e rechaça a influência das forças negativas. Júpiter e Sol.


ÍRIS - (Iris, Iride) Suas flores simbolizam a Paz. Colhidas na hora
de Vênus e postas sob o travesseiro de uma criança fazem com que ela tenham sonhos proféticos de grande exatidão. Vênus e Libra.

LÍRIO - (Lilium Chrynostates) Emblema da castidade. Na Idade Média acreditava-se que o pólen dessa flor dissolvido em água faria urinar abundantemente a moça que não fosse mais virgem. A raiz, colhida quando a Lua ou Vênus estejam em Áries ou Libra e levada ao pescoço, reconcilia os amantes rompidos. Com ele se compõem perfumes mágicos ideais para manifestações teúrgicas ou onde se desejam manifestações astrais. Lua e Libra.

MELISSA - (Melysa officinalis) As sibilas dos templos de Cumas, de Delfos, da Eritréia, da Líbia e outros serviam-se de uma poção onde entrava essa planta em grande quantidade. Se ela é pendurada ao pescoço de um boi, ele seguirá obedientemente a quem a pôs. Sol e Júpiter.

NARCISO - (Narcissus pseudonarcissus) Segundo os antigos, a raiz destilada dessa planta aumenta consideravelmente a secreção do esperma. Era dedicada às Fúrias e a Plutão. Levando-a consigo se atrai a amizade das virgens. Touro e Leão.

OLIVA - (Olea europea) Árvore consagrada à Deusa Minerva. O ramo é um símbolo da Paz e o azeite é um condensador poderoso da luz e se utiliza em diversas operações mágicas. Peixes.

ROSA - (Rosae vulgaris) Flor iniciática em diversas ordens religiosas da Antiguidade. É emblema de Amor e de martírio. No quarto domingo da Quaresma o Papa abençoa a Rosa de Ouro, um dos sacramentos que a Igreja Católica apresenta em sua liturgia. É a primeira das 12 plantas sagradas dos Rosacruzes. Vênus, Júpiter e Touro.

SÉSAMO - (Sésamum orientale) Também conhecido como gergelim pelos ocidentais e como "tila" pelos hindus, é queimada por eles nos sacrifícios domésticos em honra dos ancestrais, os "Pitris".

VALERIANA - (Valleriana officinalis) Planta hipnótica muito usada em trabalhos de magia. Durante o sono hipnótico produz efeitos surpreendentes. Se é dada a cheirar a uma pessoa hipnotizada, esta se põe de quatro e começa a urrar como um animal fustigado. Saturno e Touro.

VERBENA - (Verbena officinalis) Uma das plantas sagradas dos Rosacruzes. As flores são muito utilizadas em operações de Magia Sexual. Com elas se compõe um filtro de amor de grande potência. Cinco folhas de verbena misturadas com vinho e derramadas em uma sala onde haja uma festa, fazem nascer entre os convivas uma alegria irresistível. Levando-se essa planta na mão sem que um doente perceba e perguntando-lhe por sua saúde, se ele responde "vai bem", ficará curado logo. Se responde "parece que estou melhor", vai demorar mas ficará curado. Se responder "vou mal", morrerá. Sol, Mercúrio e Libra.






Nenhum comentário: