2 de janeiro de 2018

O COMPROMENTIMENTO DO CANDIDATO NA HORA DA INICIAÇÃO MAÇÔNICA:

 
 
Ao analisarmos a jornada de uma Loja, percebemos que o futuro não tarda a chegar. A renovação é inevitável e a safra dos irmãos que estão a caminho do aprendizado continua sua labuta galgando os degraus dos três graus simbólicos.
 
Nesta caminhada , alguns se destacam e outros se acomodam, deixando de lado a ambição de evoluir cada vez mais na Maçonaria. 
 
Em todas as Lojas, encontramos irmãos que relatam claramente a sua intenção de não assumir cargos e , consequentemente, nem pensar em um dia se tornar Venerável Mestre.
 
Ora, meu Irmão, onde estamos errando? Quem é o culpado de tantos irmãos desinteressados? Será que são padrinhos que escolheram mal os futuros maçons ou Mestres Instalados que, conjuntamente não analisaram as propostas e, simplesmente por não querer ofender quem está indicando, acabam aprovando o andamento do processo com potencial suficiente e para gerar futuras divergências? 
 
 
Sabe-se que temos de entrevistar o possível candidato extinguindo ao máximo as suas respostas, para se chegar a uma conclusão. Embora essa analise necessite ter unanimidade, precisamos saber se o profano e sua respectiva esposa(caso o mesmo seja casado) estão, de fato, cientes dos parâmetros e princípios da Maçonaria.



 
 
Por isso, a etapa da entrevista se faz necessária, pois a indicação dos padrinhos é um ponto de destaque, uma vez que, através do mesmo, podemos entender se ele a fez motivado pela vontade de ser a Loja evoluir e, consequentemente, mudar a vida do profano e dos que vão compartilhar de sua companhia. 
 
Para seu perfeito conhecimento, uma Loja necessita de movimento ordenado e sacrifícios para que o esforço conjunto possa gerar frutos que florescerão no futuro e, assim, temos a certeza da continuidade dos trabalhos que os irmãos iniciaram com a coragem para percorrer a longa jornada.
 
Amparados pela sabedoria acumulada pelos anos de aprendizados, os obreiros terão a responsabilidade de se reversar nesta empreitada de hierarquia e de liderança, sempre com otimismo e equilíbrio. 

 
Mesmo não se dando conta do que é exigido, o maçom deverá, por juramento, utilizar-se de todas as ferramentas e com comprometimento incentivar aqueles que dirigirão os destinos da Loja.
 
A persistência e o esforço tem de superar o estado físico e o emocional, livre de qualquer ressentimento, magoa ou rancor, sentimentos estes que nos aprisionam na cela do medo.
 
Há momentos em que não saberemos se o candidato vai vingar, mas se sabe claramente que essa pessoa é conhecida de longa data pro possuir princípios, determinação, família e disciplina da vida.
 
Na Verdade, o ideal seria aplicarmos o livre arbítrio, porém, essa incrível faculdade que somente e tão somente e dada pelo Grande Arquiteto do Universo, geralmente nos deixa em duvida. Portanto, é salutar levar-se em consideração as experiências e os históricos que foram informados do dia a dia do candidato.
 
Tão importante quando a admissão em Loja é o acompanhamento do padrinho, pois, para que o Aprendiz absorva os ensinamentos, é preciso empenho e paciência , se estes não ocorrerem (a em algumas vezes não ocorrem), ele se sente envolto de um turbilhão de situações que envolvem seu organismo, mesmo inconscientemente, ou, seja, parte da alegria á incerteza, para qual realmente não está preparado, a aí paira o perigo, ao experimentar o gosto amargo e do doce, não sente mais o sabor e, confuso, busca a interação consigo mesmo, administrando seus conflitos literalmente em um Templo de sonhos. 
 
Assim Chegamos á conclusão de que a Loja está realmente em nossa mãos, e , como normalmente acontece em todo o grupo, as dificuldades que se apresentam nunca terminarão. Alguns questionam e sugerem mudanças, mas ficará para sempre a impressão de que nossa obrigações, atreladas e sentimentos de nobreza, são por natureza frutos do convívio de muitos anos.
 
 
As gerações vindouras terão de estar perfeitamente instruídas, e nós, os mais antigos, teremos de ser mais receptivos e menos ansiosos. Esta é a chave para abrir as portas dos corações e adentrar em um nível espiritual sem amarras.
 
Nossa Loja, Nossa Casa, Nossa Consciência, Nossa Fraternidade, Nossa Paz.
 
 
Texto; Ir.’. Miguel Amaral, ARLS Caridade e Amor 235 Oriente de São Paulo.
Fonte: Grupo Memórias e Reflexões Maçõnicas

Adm.: Ir.´. Rogério Romani
P/GOU/Rimmôn


























 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: