Não
tentes estudar a mais elevada de todas as ciências se, de antemão, não
resolvestes entrar na via da virtude; os incapazes de sentir a verdade não
compreenderão minhas palavras. Só os que entram no reino de Deus podem
compreender os mistérios divinos e aprender a verdade e sabedoria, na medida da
sua capacidade para receber a luz divina da verdade.
Aqueles
que se guiam unicamente pela luz da inteligência não compreendem os mistérios
divinos da natureza; as suas almas não podem ouvir as palavras que a luz
pronuncia. Mas aquele que abandona o próprio eu pessoal pode conhecer a
verdade. A verdade só pode ser conhecida na região do bem absoluto. Tudo que
existe é produto da atividade do espírito. É a mais elevada de todas as
ciências a que permite ao homem aprender a conhecer o laço de união entre a
inteligência espiritual e as formas corpóreas. Entre o espírito e a matéria não
existem linhas de separação porque entre os extremos, se encontram todas as
gradações possíveis.
Deus
é fogo que irradia puríssima luz. Esta luz é vida. As gradações entre a Luz e
as Trevas estão para além da compreensão humana. Quanto mais nos aproximamos do
centro da Luz tanto maior é a energia que recebemos e tanto mais poder e
atividade resultam. É destino do homem elevar-se até ao centro espiritual da
Luz. O homem primordial era um filho da Luz. Permanecia em estado de perfeição
espiritual bem mais elevada do que no presente; dela desceu a um estado mais
material, tomando uma forma corpórea e rude. Para volver à sua primeira condição
tem de percorrer o caminho por onde desceu.
Cada
um dos seres animados deste mundo obtém sua vida e sua atividade do poder do
espírito. Os elementos grosseiros estão regidos pelos mais sutis e estes por
outros de maior sutileza, até chegarmos no poder puramente espiritual e divino.
Deste modo, Deus influi em tudo e tudo governa.
O
homem possui um germe do poder divino que pode desenvolver-se e transformar-se
em árvore de frutos maravilhosos. A expansão deste germe só pode fazer-se pelo
calor que irradia do centro flamígero do grande sol espiritual. Quanto mais nos
aproximamos desta luz, mais recebemos o seu calor. Do centro, ou causa suprema
original, irradiam continuamente poderes ativos que se infundem nas formas
oriundas da sua atividade eterna. Destas formas revertem novamente a causa
primeira, dando lugar a uma cadeia ininterrupta de atividade, luz e vida. O
homem, ao abandonar a radiante esfera de luz, incapacitou-se para contemplar o
pensamento, a atividade e a vontade do Infinito em sua unidade.
Daí
resulta que, na atualidade, tão só percebe a imagem de Deus numa multiplicidade
de imagens. Contempla Deus sob um número de aspectos quase infinito, mas Deus
permanece sempre Uno. Todas essas imagens devem recordar-lhe a exaltada
situação que outrora manteve e para cuja reconquista devem tender todos os seus
esforços. Se não se esforçar por elevar-se a maior altura espiritual, irá
sumindo-se cada vez mais na sensualidade e, depois, ser-lhe-á muito mais
difícil voltar ao primeiro estado.
Durante
a vida terrestre estamos rodeados de perigos e é bem pequeno o nosso poder de
defesa. Os corpos materiais nos encadeiam ao reino do sensível e mil tentações
nos assaltam todos os dias. Sem a reação do espírito a natureza animal
afundaria o homem na sensualidade. Todavia, este contato com o sensível é
necessário: proporciona a força que o faz progredir. O poder da vontade o
eleva; e aquele que identifica a sua vontade com a vontade de Deus pode,
durante a vida na terra, chegar à espiritualidade que lhe concede a contemplação
e compreensão da sua unidade no reino da inteligência.
Tal
homem pode realizar o que quiser porque, unido com o Deus Universal, todos os
poderes da natureza são seus poderes e nele se manifestarão a harmonia e a
unidade do Todo. Então, vivendo no eterno, não está sujeito às condições do
espaço e do tempo, participa do poder de Deus sobre todos os elementos e
poderes do mundo visível e invisível e tem a consciência do eterno.
-
Dirige todos os teus esforços no cultivo da tenra planta da virtude que cresce
em teu seio. Purifica tua vontade e não permitas que as ilusões dos sentidos te
alucinem. A cada passo que deres na senda da vida eterna, encontrarás um ar
mais puro, uma vida nova, uma luz mais clara e, em proporção à ascensão para o
alto, aumentará o teu horizonte mental.
A
inteligência, só por si, não conduz à sabedoria. O espírito conhece tudo e, no
entanto, nenhum homem o conhece. Sem Deus, a inteligência enlouquece, adora-se
a si, repele a influência do Espírito Santo. Quanto é decepcionante e enganosa
a inteligência sem a espiritualidade. Em pouco tempo perecerá.
O
espírito é causa de tudo; a luz da mais brilhante inteligência deixará de
brilhar se for abandonada pelos raios de vida do sol espiritual. Para
compreender os segredos da sabedoria não basta teorizar, é necessário alcançar
sabedoria. Só o que se conduz sabiamente realmente é sábio, ainda que não tenha
recebido a menor instrução intelectual.
Para
ver necessitamos de olhos e para ouvir, de ouvidos. Similarmente, para atingir
as coisas do espírito, precisamos de percepção espiritual. É o espírito e não a
inteligência que dá vida a todas as coisas, desde o Anjo Planetário até ao mais
pequeno ser do fundo do oceano. A influência espiritual vem de cima para baixo
e nunca de baixo para cima; por outros termos, irradia do centro para a
periferia e nunca em sentido contrário. Isto explica por que a inteligência,
produto ou efeito da luz do espírito que brilha na matéria, não pode nunca se
sobrepor à luz do espírito.
A
inteligência humana só pode compreender as verdades espirituais quando a sua
consciência entra no reino da luz espiritual. É uma verdade que a grande
maioria dos intelectuais não quer compreender. Não podendo elevar-se a um
estado superior ao intelectual, consideram tudo que está fora de seu alcance
como fantasia e sonho ilusório.
Sua
compreensão é obscura e no coração abrigam as paixões que os impedem de
contemplar a luz da verdade. O que ajuíza a partir dos sentidos externos não
pode compreender as verdades espirituais. Preso ao ilusório, ao eu pessoal,
repete as verdades espirituais que lhe destroem a personalidade. O instinto e o
eu inferior levam-no a considerar-se um ser distinto do Deus universal. O
conhecimento da verdade desfaz essa ilusão, razão porque o homem sensual odeia
a verdade. O homem espiritual é filho da luz.
O
homem regenerado retorna ao seu primeiro estado de perfeição e essa
regeneração, que o põe acima dos outros seres do universo, depende do
apagamento das obscuridades que velam sua natureza interna.
O homem,
por assim dizer, é um fogo concentrado no interior de uma casca material e
rude. O seu destino é abrasar neste fogo a natureza animal, os materiais
grosseiros, e unir-se de novo com o flamígero centro, do qual é uma centelha
durante a vida terrestre. Se a consciência e a atividade do homem continuamente
se concentram nas coisas externas, a luz que irradia da centelha, no interior
do coração, vai enfraquecendo a pouco e pouco e acaba por desaparecer.
Mas,
se o fogo interno é cultivado e alimentado, destrói os elementos grosseiros,
atrai outros mais etéricos, faz o homem cada vez mais espiritual e concede-lhe
poderes divinos. Não só expande a atividade interna, mas também aumenta a
receptividade às influências puras e divinas. Purifica e nobilita por completo
a constituição do homem e converte-o, finalmente, no verdadeiro senhor da
criação universal.
Fonte:
www.amorc.org.br
Ilustração & Adpatação:
Ir Daniel Martina FRC
Nenhum comentário:
Postar um comentário