27 de dezembro de 2018

Dicas para a Virada do Ano:


Dicas para a Virada do Ano:

*1-* Use branco
Não falo da roupa. A roupa é o de menos! Use branco na alma. Não entre em disputas. Não chute cachorro morto. Entre um desaforo e uma resposta atravessada, escolha a paz.

*2-* Varra a casa
Do fundo até a porta. Varra tudo! Mágoas, desgostos, rancores, amores não correspondidos. Varra! Aspire! Espane! Não deixe nem poeira. Entre limpo.

*3-* Quebrou? Jogue fora
Se for a sopeira que você herdou da sua avó, conserte. Sua avó agradece. Mas em se tratando de amores, trabalhos, relações de todo tipo, amizades... Quebrou? Rachou? Avalie se vale guardar. Investir em quem não merece é desperdício de energia. Ponha a fila para andar.

*4-* Louro e Canela carteira
Dizem que garante dinheiro.

*5-* Use cor amarela
A cor amarela é a cor da prosperidade. Ajuda nos caminhos do sucesso. Mas não faz milagre. Então use amarelo e trabalhe. Se esforce, estude, faça mais que o melhor possível. O melhor possível você já conseguiu até aqui.

*6-* Sete ondas
Aliás, pule: ondas, desaforos, prejuízos. Se não der para pular, desvie.

*7-* Use lingerie nova
Fala sério, isso não é só no primeiro dia do ano. Jogue fora aquela calçola velha, desbotada, furada, de elástico frouxo.

*8-* Coma lentilha, uvas, romã
Olha só, coma o que quiser. E coma, principalmente, a vida! Coma com gosto! Esqueca dietas voce merece o melhor nem que seja no primeiro dia do ano.. 

*9-* Não coma peru ou frango (porque ciscam para trás), Agora vamos combinar, você gruda no passado como chiclete em cabelo, passa anos esperando o amor que já se foi, vive atrelada ao que já está desfeito? Não ponha a culpa no pobre do frango. Você cisca para trás muito mais do que ele. Caminho é em frente!

*10-* Não deixe roupas viradas pelo avesso
Isso se você acreditar que avessos são ruins. Não são. Avessos são nosso lado mais verdadeiro. Nossa versão mais crua. Desvire, se não quiser ficar exposta por aí. Avessos devem ser mostrados a poucos. Apenas aos que merecem.

×11× Adquira Joias Brilho
Adquira uma bela joia para utilizar durante todo o ano de 2019, mentalize que está estara lhe trazendo boas vibracoes e assim como voce estara brilhando durante todo o ano. 


Adquira seu Anel Grandes Vibrações


Algumas pessoas passam a vida viradas como tartarugas de casco para baixo. Balançam pernas e braços. Aflitas, não saem do lugar.

Um ano novo começa. Mas só vale se você se desvirar. Desvire a vida, os amores, os afetos. Arrume a alma. Faxine seu coração. Ponha a vida para andar.
Vida é renda de bilro. Teçamos o ano novo com capricho. Sem nós, sem embaraços. Nos melhores caminhos e nas mais lindas cores. Teçamos a vida que vamos vestir. No nosso número, sem apertos, sem sobras inúteis. Na plena beleza do que cada um merece e pode ter.

Dois, zero, um e nove essa é a senha para o recomeço"

Texto adaptado de Mônica Raouf El Bayeh


*FELIZ ANO NOVO ✨✨!*

25 de dezembro de 2018

AS VELAS NA MAÇONARIA:


AS VELAS NA MAÇONARIA

A vela aparece, na Loja especulativa, na época das Corporações ou 
Guildas e provêm das ofertas votivas, relíquias dos séculos anteriores.

 Nas Lojas Maçônicas, há algum tempo passado, o cerimonial de 
acendimento das Luzes se revestia de uma beleza incomparável, principalmente no que tange ao respeito e aos votos que as envolviam.

 Esta cerimônia era, sem dúvida, uma das primeiras orações que se 
erguiam na Loja pedindo a proteção do G.:A.:D.:U.: para os trabalhos. 

Por isso mesmo, a atitude mental dos presentes era de suma importância, eis 
que eles deviam acompanhar a cerimônia com o pensamento elevado e com 
a mais humilde contrição.

As velas eram acesas durante a sessão em Loja, mesmo se ela fosse 
realizada em pleno dia, visto que tais velas não objetivavam dispensar a 
escuridão material, mas sim, deviam cumprir a magia que lhes cabe nos 
trabalhos. 

No Templo maçônico, as velas são a manifestação do Fogo 
Sagrado e não um mero detalhe do Ritual.

A quantidade de velas, sua distribuição pelo Templo e seu simbolismo em cada grau (em especial nos graus ditos filosóficos), são 
determinados minuciosamente nos rituais maçônicos.

A vela, simbolicamente, é a transmissão ou transmutação, ou melhor, 
a passagem de um estado da natureza para outro. Do sólido (corpo da vela) 
para o líquido (cera derretida) e para o gasoso (fumo), pelo grande 
mediador que é o fogo. 

A vela, além disso, pela sua luz bruxulenta e sempre em movimento, é um catalisador ideal para quem se dedica à 
profunda meditação, fixando sua chama.

As velas representam um simbolismo ternário que os escritores religiosos não deixam de destacar. Para eles é a imagem da trindade: Pai, 
Filho e Espírito Santo; sendo a cera o Pai; oopavio o Filho e a chama o 
Espírito Santo. 

Pode também representar o ternário: Corpo, Alma e Espírito. 

A vela é, ainda, a imagem da sublimação espiritual. Na Loja Maçônica representam o ternário: Sabedoria, Força e Beleza. A vela apresenta um simbolismo vital, isto é, fálico. 

Esse mesmo simbolismo também é encontrado na flor. A Luz física é o emblema da Luz espiritual. A vela incandescente dos altares medievais e das antigas corporações tem a idéia de consagração e também de promover a guarda (dos votos de gratidão – por graça 
recebida).

Acrescentamos que todas as artesa corporativas mantinham, nas 
vizinhanças de uma Igreja, um altar cheio de velas ofertadas ou obtidas 
através de tributos (ou multas) impostos aos membros. 

O uso de velas em Lojas é um costume muito antigo, mas não exclusivamente religioso. Durante o século XVIII, tanto nas Lojas dos “Modernos” como dos 
“Antigos” os Maçons ingleses acendiam velas, liturgicamente, sobre altos candelabros.  

TFA 
Ir Frc MM. '. Daniel Martina Toupitzen 
Fundador da Filhos do Arquiteto Brasil 
Joias Maçonicas e Medievais 


Adquira seu Anel Maconicos e Medievais em nosso portal.  Clique abaixo reserve sua joia   


Anel Diamantado c/ Brilhantes FAAC382


Anel Maçom Livres e Iniciados FAAC378 

. '. 





23 de dezembro de 2018

O JURAMENTO MAÇÔNICO:

O JURAMENTO MAÇÔNICO


O juramento maçônico, por sua antiquíssima fórmula, tem sido o alvo preferido das especulações e ataques antimaçônicos, sobretudo da Igreja, que viu nele uma espécie de pacto demoníaco, levado a efeito em ambiente de ameaça e de terror, visando não somente proteger os segredos maçônicos, mas, principalmente, impedir que o Maçom se desligue voluntariamente da instituição. A bula papal In Eminenti, de 1738, em que o Papa Clemente XII excomungou a Maçonaria, assim se referia a ele: “... e comprometem-se por um juramento terrível, prestado sobre a Bíblia, e sujeito a medonhos castigos, a guardar por um silêncio inviolável as práticas secretas de sua sociedade ...” 

O Monsenhor José Alberto L. C. Pinto, ex Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, in Dicionário Prático de Cultura Católica, Bíblica e Geral, assim define um juramento: “Afirmação ou negação de algo para o que se invoca a Deus como testemunha, ou ainda empenhando a própria honra, etc. 

Sua finalidade é confirmar a verdade da afirmação ou negação feita em juramento. Para ser lícito, o juramento deve ser justo (...), prudente (...) e verdadeiro (...). O pecado do perjúrio será pois jurar uma falsidade conhecida como tal ou encerrar na afirmação ou negação alguma promessa sem a intenção de cumpri-la, ou ainda faltar, mais tarde, a essas promessas”.

Todos os juramentos, empregados em qualquer religião e em todas as sociedades humanas, seguem tal definição. Os juramentos comportam comumente três partes: 

(1) INVOCAÇÃO: apelo a quem se está jurando; 

(2) PROMESSA: o próprio objeto do juramento; e 

(3) IMPRECAÇÃO: declaração dos castigos a que se submete quem está jurando, se for perjuro.

Pois o juramento maçônico também segue aquela definição e igualmente está dividido em três partes: 

(1) INVOCAÇÃO: ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, e à assembléia de Maçons presentes; 

(2) PROMESSA: nunca revelar quaisquer dos mistérios da Maçonaria; ajudar e defender os irmãos em tudo o que for necessário e justo; e reconhecer como regular, legal e legítima a Potência Maçônica à qual a Loja está jurisdicionada;  

(3) IMPRECAÇÃO: declaração dos castigos simbólicos aos quais se submeterá aquele que for perjuro.

Excerto do livro (em elaboração) Maçonaria para Maçons, Simpatizantes, Curiosos e Detratores do Irm.’. Almir Sant’Anna Cruz

Justo e Perfeito Significado:


JUSTO E PERFEITO” é uma expressão, encontrada no Livro de Gênesis, onde a história do Dilúvio é retratada, com Deus, arrependido de criar o homem, resolvendo destruí-lo numa proporção imensurável, pois o mesmo passou a trilhar os caminhos da iniquidade, corrompendo sua humanidade, conforme versam o Capitulo 6, versículo 9: “Noé era um homem Justo e Perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus” e, em Gênesis, capitulo 7, versículo 1-3, Deus disse a Noé: “Entre na arca...tu e toda tua casa... porque te reconheci justo diante dos meus olhos... entre os de tua geração”

Essa expressão, para a maçonaria, segundo o Ir.'. José Castellani, remonta às organizações medievais de canteiros (trabalhadores em cantaria - o enquadramento da pedra bruta) onde havia muita rivalidade dentre as corporações dos profissionais, que se resultava da sabotagem no trabalho, que consistia em penetrar no terreno do concorrente para fazer um leve desbastamento da pedra já cúbica que, difícil de ser verificada pelo olho humano, se mostrava quando usada na construção.

Assim, no fim do dia de trabalho, por ordem do Máster (o proprietário ou seu preposto), um Warden (zelador, ou vigilante) media a horizontalidade da obra com o nível, enquanto outro aferia sua perpendicularidade com o prumo, e, se tudo estivesse em ordem, comunicavam ao Master, “Tudo está Justo e Perfeito”.

Na manhã do dia seguinte a operação era repetida para prevenir eventuais sabotagens noturnas, pois a estabilidade das construções dependia da forma cúbica das pedras. Com tudo “JUSTO E PERFEITO” os trabalhos eram iniciados.

A expressão “Está Tudo Justo e Perfeito” é utilizada como cumprimento e reconhecimento entre os Maçons. Porém, de fato, tudo está Justo e Perfeito, tendo em vista as queixas de IIr∴ de que nada vai bem hoje na Maçonaria? Tudo está JUSTO e PERFEITO com a Maçonaria atual, que permanece como a de ontem, crendo que sua Filosofia é eterna, assim como seus ensinamentos? A Maçonaria está ciente de que nada mudou, pois as inconformidades estão nas atitudes de alguns IIr∴ que não assimilam seus ensinamentos, deixando de incorporá-los nos seus “Templos Interiores”, ou seja, não praticam as virtudes juradas, vilipendiando-as muitas vezes ao se mostrarem vaidosos, antiéticos e hipócritas, deixando de se renunciar ao TER para acreditar no SER.

Os Maçons que corrompem a cubicidade de suas próprias pedras não levam consigo para o mundo profano os preceitos e ensinamentos da Sublime ARTE REAL. 

Muito pelo contrário, trazem do mundo profano imperfeições que semeiam a desarmonia na Loja, fomentando a desagregação entre os IIr∴ e o desequilíbrio dos trabalhos que têm como principal objetivo a assunção do cumprimento de seus juramentos, prestados em suas iniciações, para o engrandecimento do próprio ser em si.

Enquanto a pedra d’outrora era física, a atual representa o próprio ser em si, que é moldado numa cubicidade cujos lados representam a Personalidade e o Eu. Três deles a Personalidade (Caráter, Determinação e Virtude) e os outros três o Eu (Crença, Fé e Espiritualidade).

A união das pedras cúbicas, representativas dos Maçons, se perfaz numa pedra cúbica que envolve e influencia toda a sociedade. Portanto cabe a cada Maçom o desafio do labor que impede a geração de imperfeições em sua própria pedra, sujeita às intempéries e divergências naturais da sociedade.

Portanto a ele cabe a responsabilidade de colocar em prática, no mundo profano, a doutrina e os ensinamentos Maçônicos, transformando-o, com muito trabalho e ação, num sistema harmônico baseado numa “Filosofia de Vida”.

O Grande Maçom Ir∴ Albert Pike nos deixa uma lição. Assim ele discorre: “É surpreendente ver como os homens falam das virtudes e da honra e não pautam suas vidas nem por uma nem outra. A boca exprime o que o coração devia ter em abundância, que quase sempre é o inverso do que o homem pratica”.

A principal obra de uma Loja Maçônica está na constituição da união de todas as pedras cúbicas lavradas e lapidadas com ardor, perseverança e vontade de cada um de seus integrantes, por isso ela deve ser aferida diariamente afim de cada Ir∴ se certificar de que não será a sua pedra a corruptora da imagem emanada de sua Loja para a sociedade que a cerca.

TFA 

BALAÚSTRE ESPECIAL DE DEZEMBRO - Sessão Magna Universal:


BALAÚSTRE ESPECIAL DE DEZEMBRO
Sessão Magna Universal

          Num dia do mês de dezembro do ano 2018 da E.'.V.'.,  reuniram-se os homens Livres e de Bons Costumes, no Templo chamado Terra, cujas assinaturas estão presentes no coração e conciência de cada um. 

A entrada foi em família, sendo que os trabalhos foram abertos e dirigidos pelo GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO,  que deixou a critério de cada um ocupar o cargo  que sua consciência designasse. Por unanimidade, todos abriram mão de cargos. 

Não foi feita a leitura de Bal.'.,  Exped.'.  ou Dec.'., haja vista a magnitude da Sessão. O Sac.'. de PProp.'. e IInf.'. fêz seu giro e não  produziu nenhuma Col.'.Grav.'.,  recolhendo apenas votos de Paz, Saúde, Gratidão e Felicidade. A Ord.'.do Dia   versou sobre  paz, amor,  harmonia e tolerância entre os povos deste planeta. 

No Per.'. de IInstr.'. o G.'.A.'.D.'.U .'. falou sobre o Livro da Lei, independente do título que cada Nação adota, fazendo um apelo especial para  que praticassemos  os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O Tr.'. de Solid .'.e/ou Benef.'. recolheu o despreendimento, força e vontade dos IIr.'. em socorrer enfermos e necessitados. 

Usaram da Pal.'.  todos os IIr.'. presentes que,  em uníssono pensamento, solicitaram ao G.'.A.'.D.'.U.'.  que incutisse no coração de cada homem a prática da famosa frase “Paz na Terra aos homens de boa vontade”. Ato contínuo, solicitaram que continue derramando suas bençãos sobre nós,  proporcionando-nos um Feliz Natal e Ano Novo cheio de realizações. 

Com um Golpe de Malhete, os trabalhos foram encerrados, retirando-se cada um dos IIr.'. com as energias renovadas e conscientes no seu papel de “Construtor Social”.

T.´. F.´. A.´.
Ir Frc MM.´. Daniel Toupitzen
Fundador da Filhos do Arquiteto Brasil 



Feliz Natal - Boas Festas 



Merrry Christmans Viena 1999 - 2000
Opera Concert International


Tenha Nossas Jóias Maçonicas e Medievais em Suas Mãos, Adquira nossas Jóias em Nosso Portal, Clique em nossos Modelos Abaixo: 


ANEL MAÇONS LIVRES E INICIADOS FAAC387 - PRONTO ENVIO



ANEL MAÇOM ESQUADRO E COMPASSO CLASSICO FAM534



ANEL MAÇOM SUPREMO CONSELHO GRAUS 32 & 33 FAM060



ANEL COMENDADOR PEDRA ONIX TITANIUM FAAC281

.´.

22 de dezembro de 2018

Vocês sabem o porque... “Do Meio Dia à Meia Noite”???


Saudações estimados Irmãos.'.

Vocês sabem o porque... “Do Meio Dia à Meia Noite”???

Zoroastro, também conhecido como Zaratustra, foi um sábio árabe nascido no século VII a.C., cujo pensamento influenciou religiões monoteístas tais como; o Islamismo, o Judaísmo e até mesmo, o Cristianismo. 

Os livros do Zoroastrismo (ou Masdeísmo) relatam suas proezas, desde mais tenra idade. Dizem que quando nasceu, ao contrário de chorar, ele alegremente e calorosamente riu para os presentes.

Para alguns dos presentes, era sinal que havia chegado um ser de Luz; para outros um demônio, e por causa disto, no seu primeiro dia de vida, foi colocado em uma fogueira, porém, ele não se queimou.

Depois foi colocado à frente de uma manada de mil bois, protegido por um destes que sobre ele se colocou, nada sofreu. Finalmente, colocaram-no dentro de uma toca de lobos para que fosse devorado, mas, uma loba cuidou dele até que sua mãe viesse buscá-lo.

O bebê cresceu e sempre foi um ser introspectivo, caminhava pelas redondezas de sua vila a indagar: Quem faz a Lua crescer ou diminuir? Quem criou o Sol e as Estrelas?

Quem colocou nos homens o sentimento de Bondade e Justiça? Aos 15 anos de idade, já era um exemplo, pelo seu conhecimento dos preceitos religiosos de sua época, e, notadamente um ser bondoso para com os homens e a natureza. 

Alguns relatos, dizem que aos 20 anos de idade, ele se afastou de sua comunidade e, por dez anos viveu em contemplação e meditação. 

Aos 30 anos de idade, lhe apareceu uma divindade de nome Vohu Mano (“Boa Mente”), que o levou ao encontro de Sete seres míticos. Então, lhe foi dito: “Zoroastro, se quiser, você pode encontrar dentro de si, as respostas para todas as perguntas que lhe angustiam”,dando-lhe ainda, o fardo de ser o profeta que deveria anunciar a boa nova ao povo. “- Porque eu? Não sou poderoso e nem tenho recursos!” Questionou Zoroastro.

Em uníssono, os seres responderam: “-Você tem tudo de 2 que precisa, o que todos igualmente têm: 

Bons pensamentos, boas palavras e boas ações”. Depois desta revelação, ele se propôs a difundir o que seria, não apenas, mais uma religião, mas, um sistema religioso-filosófico monoteísta.

Este sistema, não valorizava somente o homem como redentor de si mesmo; era contra o sacrifício de animais e valorizava o trabalho como um ato sagrado.

“O que mais vale em um trabalho, é a dedicação do trabalhador”. 

“O que lavra a terra com dedicação, tem mais mérito religioso, do que poderia obter com mil orações, sem nada fazer”.

No começo de sua jornada, foi mais uma voz a clamar no deserto.
Com o passar do tempo, seus conhecimentos se espalharam por toda a Pérsia, chegando a se torna religião oficial. Muitos foram iniciados em seus augustos mistérios.

O Livro Sagrado do Zoroastrismo (ou Masdeísmo) chama-se Avesta (Zend-Avesta), e a moral está na frase: “Aja,como gostaria que, agissem contigo”. Zoroastro morreu assassinado no Templo, diante do Altar do Fogo Sagrado. Agora, está na hora da pergunta: - Mas o que isso tem a ver com Maçonaria? Zoroastro reunia seus seguidores, em reuniões secretas dentro do Templo... DO MEIO DIA À MEIA NOITE. 

E temos IIr que brincam dizendo; o Ir 2º Vig não sabe olhar as horas! Volto a repetir;

Na Maçonaria, tudo existe com um propósito maior.

Esta pequena frase é o fio da meada, para aqueles que estudando, aprenderão que, “Deus está sempre à tua porta, na pessoa dos teus Irmãos de todo o Universo”. Igual a esta mensagem subliminar, existem outras mais em nossos Rituais , que os ritualistas colocaram para que possamos pesquisar sobre seus autores e suas obras.

Meus IIr o objetivo deste pequeno artigo, é despertar a vontade de conhecer um pouco mais sobre o assunto, fazer uma pesquisa e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja, enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos.

Lembre-se, que todos nós, independente do Grau ou do Cargo, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas.

T.'. F.'. A.'.
Quirino Sérgio Quirino Guimarães 
ARLS Presidente Roosevelt 025
DO MEIO DIA A MEIA MEIA NOITE
Áurea Campopiano.'.


As Melhores Jóias Maçonicas  e Medievais:


Anel a Diamantado FAAC382 
Reserve -  Clique

21 de dezembro de 2018

O REI SALOMÃO E SUA HERANÇA:


Salomão, nome derivado do hebraico Shalom (paz), e do Árabe Sulaymam (amado). Oficialmente o Rei David teve 10 filhos, Amnon, Daniel, Absalão (estes três primeiros morreram), Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sebabe, Natã e Salomão que era o décimo.

Ele foi figura de destaque na tradição judaico-cristã, citado na Bíblia e no Alcorão. Consta que esteve presente no Egito, onde teria sido iniciado nos Pequenos e Grandes Mistérios em Menfis, desenvolvendo um imenso conhecimento das doutrinas secretas da cabala.

A ele se deve um dos símbolos cabalísticos mais conhecidos e usados, o Signo de Salomão. É considerado como o homem mais sábio e rico da humanidade.

Sua mãe, Bate-sebá, foi esposa de um general, o hitita Urias, a quem Davi mandou para frente de batalha para que morresse e ele pudesse tomá-la como esposa.

Salomão (pacífico) por ter um reinado sem guerras em Jerusalém de 971 a.C a 931 a.C (40 anos).

Como era o décimo filho e não era o herdeiro natural ao trono de Davi, sua mãe tramou para que ele assumisse o reinado. Para não ter maiores problemas em seu governo e para assegurar o trono, Salomão ordenou que seu irmão Adonias fosse morto, pois ele seria o herdeiro natural segundo a lei.

Também mandou matar Joabe e Simei, que lhe eram desafetos.

Menciona-se que teve mil mulheres, 700 mulheres e 300 concubinas, todas de grande beleza e adquiridas em troca de grandes somas de ouro.

Ele foi casado com Anelise, filha do faraó Siamon, tendo recebido como dote de casamento a cidade Cananéia de Gezar.
Como era um rei que mantinha relações com vários povos, construiu Templos para Astarte, deusa do amor, Milcon, etc. Permitiu inclusive que a rainha de Sabá cultuasse o Deus Baal.

O Templo de maior destaque e que ficou na história, foi o Templo de Jerusalém, que veio a ser conhecido como o Templo de Salomão. Contou co ajuda de Hiram Rei de Tiro e Hiram Abif na coordenação de milhares de trabalhadores, era um Templo suntuoso e de grande riqueza, ali seria guardada a Arca da Aliança.
Salomão reconstruiu e fortificou várias cidades (Megido, Hazor, etc).

Infelizmente, grande parte da história antiga carece de confirmação, e vários povos vizinhos ao reino de Salomão estranhamente não o mencionam em suas histórias.

A sua história e recheada de decisões sábias e envolta em grandes mistérios, lendas e mitos.

Uma de suas mais conhecidas decisões é sobre a história de duas mulheres que disputavam um bebê. Salomão manda que se divida a criança ao meio e que se desse uma parte para cada uma das mulheres, tendo através deste artifício descoberto qual era a mãe verdadeira.

Sobre o Rei Salomão, seus feitos e decisões sábias certamente dariam para ser escrever vários livros. 

Salomão era um ser humano e não um santo ou Deus, portanto, estava sujeito a possuir virtudes e defeitos, como todos na humanidade.

Ele não foi certamente o representante máximo da virtude que várias sociedades lhe atribuem. As instituições são perfeitas, mas os homens que as constituem são imperfeitos, basta verificarmos o que acontece no período eleitoral, nas disputas pelo poder.

As instituições religiosas e iniciáticas estão perdendo o direito de se intitularem como fraternidade, segundo o dicionário Aurélio (união ou convivência como irmãos, harmonia, paz, concórdia, fraternização), alguns ainda devem acreditar que são donos da instituição, que para se praticar maçonaria deve-se pertencer somente a uma ou outra obediência,

São os maçons de carteirinha, não descobriram ainda, que o conhecimento acumulado de milênios nos foi dado gratuitamente e que não é de propriedade de uma única instituição.

Ignoram que outros praticam tais conhecimentos de uma maneira melhor do que em outros lugares. Para os ignorantes da história, pessoas que não têm fortuna ou que a ela renunciaram, jamais poderiam participar da instituição, nem mesmo para ensinar, com o atual pensamento materialista, Buda, Jesus Cristo, Ghandi ou Chico Xavier, jamais poderiam participar da sublime Ordem, pois, o único bem e riqueza que possuíam era espiritual.

Salomão certamente seria convidado, alias, justamente por não ser perfeito, ele mereceria um lugar na instituição de aperfeiçoamento, para nós seria uma honra. Se os homens não precisassem de aperfeiçoamento moral e espiritual, não existiria razão da existência da sociedade maçônica.

O herdeiro ao trono de Salomão foi seu filho Roboão, quem se habilita a ser herdeiro de seu conhecimento e sabedoria?

(*) PEDRO NEVES .'. MI .'. 33 .'. MRA
Fonte: Recanto das Letras
Copilação: Grupo Memórias e Reflexões Maçônicas



Anel Sagrado de Baphomet FAM545




ANEL ESQUADRO E COMPASSO FAM521 



PINGENTE + CORRENTE DELTA UNIVERSAL FAP253  Clique Adquira

UM MAÇOM NO INFERNO




Certa vez, perguntaram para um sábio Mestre:

- Por que existem IIr.'. que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outros sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogados num copo de água?

O sábio Mestre sorriu e contou esta história...

Era um Ir.'. que viveu toda sua vida fiel às palavras do G.A.D.U., quando passou para o Or.'. Eterno, todos os IIr.'. disseram que ele iria para o céu. 

Um Ir.'. tão bondoso, caridoso, estudioso, cumpridor dos seus deveres só poderia ir para o céu e ficar ao lado do G.A.D.U.

Mas houve um erro em sua chegada ao céu. O Anjo Ir.'. da secretaria que o recebeu, deu uma olhada rápida em suas pranchas, e como não viu o nome do Ir.'. na lista de Obreiros, lhe orientou para ir ao Inferno. Disse:

 - No inferno, você sabe como é, ninguém exige carteirinha com cim, qualquer um é convidado a entrar.

Assim o Ir.'. foi resignado, entrou e ficou lá.

Alguns dias depois Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso, para tomar satisfações:

- Isto não é Justo nem Perfeito! Nunca imaginei que fossem capazes de uma coisa como essa.

Lúcifer, transtornado, desabafou:

-Vocês mandaram aquele Ir.'. para o inferno, ele está fazendo a maior bagunça lá. Ele chegou escutando as pessoas, meditando e refletindo numa tal pedra bruta, olha nos olhos delas, fala sobre vigilância e perseverança, cavar masmorras aos vícios, agora está todo mundo dialogando, se abraçando, dizendo coisas horríveis como fraternidade, igualdade, liberdade, o Inferno está parecendo o paraíso.

Então fez um apelo: 

- Por favor, pegue aquele Ir.'. e traga-o para cá!

Quando o Sábio Mestre terminou de contar esta história, olhou carinhosamente e disse:

- Viva sempre com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no inferno, o próprio demônio lhe trará de volta ao Paraíso. Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem em uma pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo, testando nossa natureza e as vezes você não terá escolha. Enfrente de coração aberto, com amor e doçura, empregue seu conhecimento, seu estudo, se você não tiver estudo nem conhecimento, reveja seus conceitos e se for necessário retorne ao processo onde você teve que morrer para renascer e comece a construir o seu templo interior novamente, nunca é tarde demais para recomeçar.



(Autor desconhecido, adaptado pelo Ir.´. Daniel Toupitzen)






ANEL MAÇOM TRADICIONAL FAAC273 PRONTO ENVIO




CLAVICULAS DE SALOMÃO - PRONTO ENVIO A TODO BRASIL



O CABALION
OS TRES INICIADOS - CLIQUE ADQUIRA